
Entenda como o álcool e as drogas afetam a fertilidade masculina
É um fato comprovado: o álcool e as drogas afetam a saúde e a fertilidade masculina de diversas maneiras.
O consumo de álcool e drogas é amplamente discutido por impactar várias áreas da saúde e da convivência social.
A ansiedade gerada pela vida moderna tem aumentado a busca pelo prazer imediato. Essa é uma das razões que levam muitos homens a escolherem o álcool e as drogas como válvula de escape.
Infelizmente, o dano para a saúde é silencioso e pode até ser irreversível.
Veja a seguir como o álcool e as drogas afetam a fertilidade masculina.
Álcool
Você já deve saber que o álcool é uma das drogas lícitas mais consumidas pela população. Embora muitas pessoas acreditem que seus efeitos não são tão prejudiciais quanto o de substâncias ilícitas, essa bebida também pode gerar problemas de fertilidade tanto no homem quanto na mulher, principalmente se for associada ao consumo de remédios e hábitos sedentários.
De acordo com a OPAS (Organização Panamericana de Saúde): “O consumo excessivo de álcool é um fator causal para mais de 200 doenças e lesões. Em geral, 5,1% da carga mundial de doenças e lesões são atribuídas ao consumo de álcool…”
A ação do álcool nos homens reduz os níveis de um dos mais importantes hormônios masculinos – a Testosterona. Ela é necessária para o desenvolvimento normal do esperma. Além disso, o desejo sexual também é reduzido, o que pode levar à impotência em decorrência dos danos causados aos nervos da ereção.
Maconha
O uso de maconha é associado à redução de volume de sêmen, além de baixa contagem e motilidade espermática. Essas alterações comprometem a efetividade dos espermatozoides.
Ou seja, quando esses gametas chegam à cavidade uterina, eles perdem a força e não conseguem se aproximar do óvulo, o que impede a fecundação.
Cocaína, heroína e crack
Essas drogas podem provocar a infertilidade de maneira irreversível se usadas por tempo prolongado, pois aumentam consideravelmente o número de espermatozoides defeituosos, ou seja, sem capacidade de se movimentar e fecundar um óvulo.
Como exemplo, a cocaína se liga à receptores nas células dos testículos e diminui a produção de esperma. Essa ligação faz com que os espermatozoides se desenvolvam de maneira incorreta, levando à morte precoce desses gametas. Assim, os espermatozoides não conseguem amadurecer e se desenvolver em células saudáveis e funcionais.
Vale lembrar que essas drogas causam dependência, além de trazer inúmeros prejuízos a sua saúde e convivência social.
Remédios controlados
Quando falamos de drogas, precisamos lembrar que alguns remédios controlados, como antidepressivos, também se encaixam nessa categoria e o seu uso contínuo pode prejudicar a produção e desenvolvimento dos espermatozoides.
Para mais informações sobre como alguns remédios afetam a fertilidade masculina, acesse a publicação em nosso Instagram
Os efeitos do álcool e drogas na fertilidade masculina são reversíveis?
De maneira geral, os problemas de fertilidade originados pelo consumo de drogas são reversíveis, dependendo do tempo de consumo, frequência e tipo de substância. O volume e qualidade seminal podem retornar aos níveis normais quando o indivíduo para de consumir essas drogas e adota hábitos saudáveis.
Conheça os hábitos saudáveis que preservam a fertilidade aqui.
Como prevenir os efeitos das drogas na fertilidade masculina?
O congelamento de sêmen é uma medida de prevenção, que confere aos homens um backup da sua fertilidade masculina, preservando sua capacidade de se tornar pai no futuro. Esse procedimento simples é indicado em várias situações!
O Pro-Seed é o maior e mais confiável Banco de Sêmen do Brasil, sendo pioneiro na preservação da fertilidade masculina. Há décadas realizamos a avaliação da fertilidade masculina e crio-preservamos o sêmen de homens com profissão de risco, planejamento da paternidade tardia, com doenças como a diabetes e pré-tratamentos médicos como vasectomia, tratamentos oncológicos e cirurgias de risco.
No Pro-Seed você conta com um ambiente acolhedor, com uma equipe de profissionais especializada e uma infraestrutura completa para realizar o seu congelamento de sêmen.
Além disso, o congelamento de sêmen é um processo simples, rápido, seguro e acessível.
Cuidar da saúde também é coisa de homem. Previna-se.