fbpx

Hábitos saudáveis na prevenção da infertilidade

É de sabedoria comum que adotar hábitos saudáveis e deixar hábitos nocivos contribui para uma melhor qualidade de vida, beneficia diversas áreas da saúde, e ajuda na prevenção de doenças. Mas você sabia que alguns hábitos podem inclusive ajudar na prevenção da infertilidade também?

Nesse blog vamos explorar como os hábitos da boa e velha fórmula de alimentação saudável, prática de exercícios regulares e controle de estresse e vícios podem impactar positivamente a sua fertilidade!

Continue a leitura!

Panorama da infertilidade no Brasil

Só no Brasil, estima-se que 8 milhões de homens tenham problemas de infertilidade e esse número vem aumentando a cada ano. As causas são inúmeras, sendo algumas genéticas, doenças e má formações, mas principalmente consequência do estilo de vida dos homens! Como veremos a seguir o estresse, os vícios, excessos e o sedentarismo são grandes vilões da fertilidade masculina!!

1- Abandone o tabagismo e as drogas!

Fumar narguile e cigarro eletrônico (Pod ou Vape) também são práticas tabagistas! É importante destacar que quando se fala em “fumo” inclui-se todos os produtos provenientes do tabaco como: charutos, narguile, cachimbo, fumo de mascar, cigarro de palha, etc.

As centenas de substâncias tóxicas presentes na fumaça dos diversos tipos de cigarro afetam a função reprodutiva em vários níveis, como a produção dos espermatozoides.

Inúmeros estudos de literatura já comprovaram que o cigarro pode alterar o volume do sêmen e prejudicar diretamente sua qualidade, causando alterações na concentração e na motilidade dos espermatozoides.

Fumantes também possuem mais radicais livres de oxigênio no sêmen, que promovem uma situação conhecida como estresse oxidativo e podem estar relacionados à aumento da fragmentação do DNA do espermatozoide.

Altos índices de DNA fragmentado podem indicar baixa capacidade de fecundação, aumento nas taxas de aborto e aumento no número de ciclos necessários de fertilização para se atingir a tão sonhada gravidez.

É importante lembrar que fumantes passivos, com exposição excessiva ao cigarro, possuem também maior incidência dessas alterações.

2- Alivie o estresse

Além de afetar a qualidade do seu sono e o seu apetite, o estresse também impacta a sua fertilidade!

A ansiedade e estresse causam desequilíbrios hormonais que além de trazerem dores de cabeça podem afetar a sua libido e até resultar na diminuição da produção de espermatozoides! Isso porque o estresse desencadeia respostas bioquímicas e fisiológicas no corpo, que podem comprometer todo o organismo.

A revista Archives of Psychiatric Nursing demonstrou que homens estressados têm perda de motilidade dos espermatozoides, bem como fragmentação do DNA, baixa concentração e formato irregular das células reprodutivas.

Portanto, o estresse é um dos fatores que pode provocar a infertilidade masculina!

Para combater o estresse recomenda-se a prática de exercícios físicos e meditação, além é claro, da diminuição do ritmo de trabalho se esse estiver muito intenso.

3- Alimentação saudável também previne a infertilidade

Não é novidade que o hábito da alimentação saudável e equilibrada é responsável pela saúde integral de qualquer pessoa, sendo importante para a prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida! Mas você sabia que a ingestão de alguns alimentos específicos e seus nutrientes podem colaborar para evitar a infertilidade masculina, ajudando no aumento da produção de espermatozoides e na qualidade do sêmen?

Confira alguns a seguir:

Por esse motivo, ter uma dieta balanceada como hábito é uma das melhores formas de prevenir a infertilidade masculina.

4- Pratique exercícios físicos com frequência

Segundo um estudo feito na Espanha, pelo Instituto Valenciano de Infertilidade, a prática regular de exercícios físicos de alta intensidade é capaz de melhorar a qualidade do sêmen, tendo uma influência positiva na fertilidade masculina.

Existe também um estudo publicado na revista britânica Reproduction demonstrou que os homens praticantes de atividades físicas aumentam a contagem de esperma, desde que exista equilíbrio!

5- Evite excessos - de álcool, café e exercícios

Você já ouviu falar que tudo em excesso é ruim, certo? Com a fertilidade, não poderia ser diferente! O consumo exagerado de substâncias como o álcool ou a cafeína afetam negativamente a qualidade e quantidade dos espermatozoides e por consequência a fertilidade masculina! O mesmo se aplica à prática excessiva de atividades físicas, como é o caso de atletas de alto rendimento!

6- Evite trabalhar com o notebook no colo!

O hábito de apoiar o notebook no colo para navegar pela internet ou trabalhar é prejudicial à fertilidade masculina! Com o uso prolongado o computador esquenta e faz com que a temperatura do saco escrotal, onde são produzidos e desenvolvidos os espermatozoides, também aumente.

Para seu funcionamento ideal a temperatura genital deve estar em 35.3C.

Estudos mostram que a cada grau de aumento da temperatura da região há uma redução de 40% na concentração de espermatozoides no sêmen.

7- Faça check-ups regulares, avalie e preserve sua fertilidade!

Consulte um urologista pelo menos uma vez ao ano para check ups de saúde e da sua fertilidade! Além de tratar doenças, o acompanhamento regular de um médico urologista pode ajudar a preveni-las.

O urologista também desempenha um papel fundamental na qualidade de vida do homem, pois trata da sua saúde sexual. É esse especialista que você deve consultar caso esteja com problemas de desempenho sexual ou esteja sofrendo com ejaculação precoce, disfunção erétil ou impotência.

Além disso o urologista é responsável por avaliar e tratar os fatores que causam infertilidade masculina, como a varicocele, infecções, obstruções e questões hormonais. Para avaliar a fertilidade do homem o urologista conta com exames como o espermograma, fragmentação de DNA espermático e cultura seminal.

Dependendo do caso, o urologista pode indicar o congelamento de sêmen, para preservação da fertilidade masculina. O congelamento de sêmen é uma medida de prevenção, que confere aos homens um backup da sua fertilidade masculina, preservando sua capacidade de se tornar pai no futuro. Em casos de homens que se submeterão a tratamentos médicos e cirurgias que podem afetar sua fertilidade, o congelamento deve ser feito ANTES do início do tratamento ou cirurgia.

Como o Pro-Seed pode te ajudar?

O Pro-Seed é o maior e mais confiável Banco de Sêmen do Brasil, sendo pioneiro na preservação da fertilidade masculina. Há décadas realizamos a avaliação da fertilidade masculina e crio-preservamos o sêmen de homens com profissão de risco, planejamento da paternidade tardia, pré-tratamentos médicos como vasectomia, tratamentos oncológicos e cirurgias de risco.

No Pro-Seed você conta com um ambiente acolhedor, com uma equipe de profissionais especializada e uma infraestrutura completa para realizar sua avaliação da fertilidade e o seu congelamento de sêmen.

Além do mais, o congelamento de sêmen é um processo simples, rápido, seguro e acessível.

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Adote hábitos saudáveis! Previna-se.