fbpx

Infertilidade Masculina

O Pro-Seed entende que a fertilidade é um assunto delicado
para muitos homens, mas não deixa de ser importante.
Conte conosco para te ajudar a preservar a sua!

O que é infertilidade?

A infertilidade é definida como a incapacidade do casal de engravidar após um ano de relações sexuais regulares sem métodos contraceptivos e proteções. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 15% dos casais brasileiros com vida sexual ativa não conseguem ter filhos. Dessa porcentagem, cerca de 40% dos casos é devido à infertilidade masculina, 40% à infertilidade feminina e 20% são atribuídos aos dois ou a causas desconhecidas. O diagnóstico da infertilidade masculina se dá quando o problema que leva à dificuldade de engravidar está relacionado à produção, qualidade e quantidade de espermatozoides . 

Portanto, a avaliação da saúde e fertilidade do homem são fundamentais para investigar os motivos de infertilidade do casal e identificar os tratamentos adequados. 

Quais as principais causas da infertilidade masculina?

Existem muitos fatores que podem estar associados à infertilidade nos homens, desde má formação do sistema reprodutor, traumas e infecções até tratamentos médicos como a quimioterapia, radioterapia e cirurgias. 

Além de doenças como a varicocele, alguns fatores de risco relacionados a hábitos e estilo de vida podem impactar significativamente a saúde reprodutiva dos homens. Dentre eles, a obesidade, sedentarismo, tabagismo, estresse e consumo excessivo de álcool são os que mais comprometem a fertilidade masculina. 

Por fim, algumas profissões ou hobbies que envolvem exposição a calor intenso, químicos e radiação ou causam impacto e promovem uso de anabolizantes também são prejudiciais à saúde fertil do homem.

Como é feito o diagnóstico?

O espermograma é o principal exame utilizado para diagnosticar e identificar a causa da infertilidade masculina. Através de uma amostra de sêmen coletada por masturbação, é possível analisar a qualidade e quantidade de espermatozoides. Nesse exame avalia-se critérios como volume, concentração, motilidade, vitalidade e morfologia dos espermatozoides, possibilitando a avaliação geral da qualidade do sêmen.
Os exames de fragmentação de DNA espermático e cultura seminal (espermocultura) são complementares ao espermograma e auxiliam na investigação do motivo da infertilidade.
Outros exames, como avaliação hormonal e estudos genéticos podem ser necessários, dependendo dos resultados das avaliações iniciais e das particularidades de cada caso.
Para avaliar a fertilidade masculina, o Pro-Seed oferece os exames de espermograma, fragmentação de DNA espermático e cultura seminal (espermocultura), os principais testes para investigar a saúde reprodutiva do homem.

Como preservar a fertilidade masculina?

O congelamento de sêmen é o método mais eficaz para preservar a sua fertilidade. Também conhecido como criopreservação de sêmen, esse procedimento é uma medida de prevenção, que confere aos homens um backup da sua fertilidade masculina, preservando sua capacidade de se tornar pai no futuro.

É altamente indicado para homens interessados na paternidade tardia e jovens, para preservar a capacidade fértil em seu ápice, devido à queda natural da fertilidade com a idade. 

Em casos de homens que se submeterão a tratamentos médicos e cirurgias que podem afetar sua fertilidade, o congelamento deve ser feito ANTES do início do tratamento ou cirurgia. Fale com o seu médico para entender se há risco de infertilidade que indique o congelamento! 

O congelamento de sêmen é um processo simples, rápido, seguro e acessível.