fbpx

Doação de sêmen caseira coloca mulheres e bebês em risco

O aumento da procura pela Doação de Sêmen caseira e a desinformação sobre os riscos

A procura pela doação de sêmen caseira para inseminação em casa vem crescendo, sendo impulsionada pela crise econômica e expansão das mídias sociais com o surgimento de grupos de doadores “profissionais”. Essa prática perigosa coloca em risco a saúde da tentante e do futuro bebê e a desinformação ainda é a maior responsável pelo envolvimento de mulheres e casais nessa armadilha.

Continue lendo e entenda os perigos da doação de sêmen caseira!

Alto risco de contração de Infecções Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

Várias doenças podem ser transmitidas pelo sêmen, entre elas a infecção pelo HIV e a Sífilis. Essas doenças podem ser contraídas pela mulher, sendo transmitidas para o bebê e causar riscos irreversíveis aos participantes e o feto.

"Do ponto de vista biológico, o principal risco para as mulheres é a possibilidade de transmissão de doenças graves que poderão afetar a saúde da mãe e do bebê. Isso se dá devido à introdução no corpo da mulher de um material biológico sem triagem clínica ou social, que avalia os comportamentos de risco, viagens a áreas endêmicas e doenças pré-existentes no doador, bem como a ausência de triagem laboratorial para agentes infecciosos, como HIV, Hepatites B e C, Zika vírus e outros.”
ANVISA

Mesmo que o doador caseiro apresente testes que “comprovem” a inexistência de DSTs em seu organismo, existe uma janela imunológica para detecção dessas doenças. Por isso, além da testagem, é necessário que as amostras de sêmen doadas sejam isoladas e mantidas em quarentena (criopreservadas), aguardando a repetição dos exames sorológicos para serem liberadas, respeitando essa janela imunológica das doenças.

Sendo assim, esse procedimento de garantia de qualidade e segurança não é possível na doação de sêmen caseira, que é entregue a fresco para a tentante.

Confira abaixo as principais e mais graves doenças que podem ser transmitidas pelo sêmen, assim como suas consequências quando este não é devidamente testado:

Tipo de Vírus

Sintomas

Ebola Vírus

A doença por vírus ebola (DVE) fica aparente entre 2 e 3 semanas depois da contaminação. Primeiro, surge a febre, dor na cabeça, garganta e músculos. Depois diarreia e vômito. Por último, hemorragias internas e externas. Leva a morte entre 50% e 90% dos casos.

Zika Virus

Os sintomas do zika em geral são leves e duram poucos dias, mas em mulheres já foi comprovada a associação com problemas no desenvolvimento do feto e microcefalia.

Vírus da Herpes Humana tipo 8

Se manifesta com a queda na imunidade. O vírus é associado a pelo menos três tipos diferentes de câncer. Se for adquirido junto com o HIV tem o risco aumentado de um câncer chamado Sarcoma de Kaposi.

Herpes simplex tipo 1 e 2

São os tipos de herpes mais famosos, que atingem os lábios e a genitália.

HIV

O vírus da Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida, a AIDS.

Vírus da Hepatite C

Causa danos no fígado e, na maioria dos casos, a presença da infecção é crônica. É fator de risco para câncer do fígado e cirrose.

Vírus da Hepatite B

Pode causar infecção aguda (90% dos casos) ou crônica no fígado. Respostas muito agressivas do organismo podem levar a hepatite fulminante (1% dos casos). Aumenta o risco de cirrose e de câncer hepático.

Incerteza sobre a proveniência e viabilidade do sêmen doado

Nos procedimentos de doação de sêmen caseira há uma grande incerteza sobre a origem e segurança do material, que é manipulado sem esterilização ou análise prévia. Cada amostra ejaculada tem as suas próprias características e muitas vezes pode não estar dentro dos parâmetros de qualidade, sendo incapaz de fecundar um óvulo. Existe ainda uma grande possibilidade do material espermático ser inválido. Os espermatozoides têm tempo de sobrevivência e manutenção de sua capacidade de fertilização.

Por esse motivo é tão importante que uma análise seminal, que é um teste laboratorial, seja realizada na amostra doada. Esse é o primeiro teste realizado nos candidatos a doador de Bancos de Sêmen, onde avaliamos a qualidade do sêmen (analisando parâmetros como volume, concentração, motilidade e morfologia) e realizamos o teste de sobrevivência espermática. Esse processo valida e certifica a qualidade da amostra de sêmen.

Falta de clareza quanto direitos e responsabilidades paternos / Riscos jurídicos da doação de sêmen caseira

Do ponto de vista jurídico, o doador caseiro pode requerer a paternidade ou a mulher/o casal pode reivindicar que o doador assuma o papel de pai e passe a pagar, por exemplo, pensão alimentícia.

A doação de sêmen caseira não traz ou garante nenhum respaldo legal no momento do registro civil do bebê nascido. Assim, a mulher ou casal tentante não tem proteção e não pode proteger sua família de problemas jurídicos por direitos de paternidade no futuro.

Casais homoafetivos tem ainda mais dificuldade, não podendo registrar o bebê em nome das duas mães. Assim, diversos processos correm na Justiça, na tentativa de garantir a legitimidade dos pais afetivos.

De acordo com a regulamentação brasileira, tanto doadores quanto receptoras precisam ser protegidos pelo sigilo e anonimato. Porém, os procedimentos da doação de sêmen caseira não permitem o anonimato e expõe todos os envolvidos.

Somente doadores de sêmen de Bancos de Sêmen assinam termos de consentimento válidos renunciando qualquer responsabilidade legal ou direitos paternos às crianças que nascerem através da utilização de seu sêmen.

Falta de controle de gestações por doador

Segundo o Conselho Federal de Medicina e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) um doador de sêmen não poderá ter mais de duas gestações de crianças de sexos diferentes em uma área de um milhão de habitantes, exceto em casos de gestação em uma mesma família receptora. Esse limite é importante para que meios irmãos não se relacionem no futuro, evitando um risco aumentado de nascimentos com doenças consanguíneas.

Doadores de sêmen caseiros não monitoram ou controlam esse fator! Notícias já trouxeram à tona histórias de doadores caseiros com mais de 24 filhos gerados do seu sêmen.

Já os Bancos de Sêmen monitoram e acompanham os resultados dos tratamentos de fertilidade realizados com doadores dos seus bancos, com a ajuda das clínicas e pacientes, a fim de controlar o nascimento de crianças de um mesmo doador.

Em nosso Blog 6 motivos para adquirir sêmen de doador através de um Banco de Sêmen (proseed.com.br) você tem mais informações sobre a segurança desse processo.

Doenças genéticas e incompatibilidade sanguínea são riscos da doação de sêmen caseira

Doenças genéticas também fazem parte dos perigos da doação de sêmen caseira. Estudos de doenças genéticas e a análise de compatibilidade genética entre o doador e a receptora são de extrema importância para aumentar as chances de nascimento de um bebê saudável. Doadores caseiros não fazem esse tipo de análise por serem custosas e tomarem tempo!

Outra questão tão importante é a compatibilidade sanguínea que pode gerar má formação de bebês ou até mesmo abortos se não levada em consideração.

O papel do Banco de Sêmen

Bancos de Sêmen de Doadores, como o Pro-Seed, são responsáveis pela triagem, coleta, processamento e armazenagem de amostras de sêmen de doadores. O Pro-Seed, como todos os Bancos de Sêmen, é altamente regulado pelos órgãos competentes para garantir a qualidade, confiabilidade e segurança das amostras de sêmen e o sucesso do tratamento das mulheres e casais que as utilizarão.

Essas amostras são então fornecidas para clínicas de reprodução humana para serem utilizadas em tratamentos de reprodução assistida.

Assim, Bancos de Sêmen são verdadeiros parceiros nesse projeto de vida de mulheres e casais que planejam começar as suas famílias.

Não seja enganada e não corra riscos desnecessários!

Busque informações e orientações sobre os riscos da doação de sêmen caseira! Procure sempre um Banco de Sêmen!

Gerar uma vida saudável e realizar o sonho de ser mãe são objetivos que compartilhamos com as tentantes que buscam o Pro-Seed.

São mais de 30 anos de experiência para que você tenha segurança e tranquilidade na escolha do seu doador ideal.

A doação de sêmen caseira é o “barato” que pode e vai sair bem mais caro do que você imagina.

Conte com o maior Banco de Sêmen do Brasil para realizar o seu sonho com profissionalismo, qualidade, segurança e confiabilidade.