fbpx

Seleção de doadores

O processo de escolha do Doador de Sêmen pode parecer trabalhoso, difícil e exaustivo…

Mas não é! O Pro-Seed está aqui para te apoiar e facilitar a escolha!

Com o maior catálogo de doadores do Brasil à sua disposição, sabemos que escolher apenas um doador pode ser uma tarefa difícil. Contamos com uma equipe de atendimento especializada para facilitar esse processo e te ajudar a encontrar o seu doador ideal.

Todos os nossos doadores de sêmen são selecionados com base em um minucioso processo de triagem. Este processo avalia a qualidade das amostras de sêmen e analisa o histórico de doenças hereditárias, genéticas e contagiosas. Independente de qual doador de sêmen você escolher, você tem a tranquilidade de escolher um doador da mais alta qualidade e segurança.

Como é feita a seleção dos doadores Pro-Seed e quais os exames realizados?

É necessário passar por três etapas importantes no Pro-Seed:

Etapa 1

Triagem inicial
Análise seminal: Este é o primeiro teste realizado nos candidatos a doador, onde avaliamos a qualidade do sêmen (analisando parâmetros como volume, concentração, motilidade e morfologia) e realizamos o teste de sobrevivência espermática após processo de congelamento e descongelamento das amostras seminais.
Entrevista com o Biomédico: para investigar o histórico médico do doador e sua família, e explicar o processo e exigências do Programa de Doação de Sêmen.
Consulta com Urologista: onde é feita uma triagem médica incluindo exame clínico e histórico de saúde do doador e seus familiares.
Questionário de triagem para COVID 19: segundo a nota técnica da Anvisa, que é feito em todas as visitas do doador ao Pro-Seed.

Exames

Todos os exames efetuados são os exigidos pela ANVISA.
Realização de exames de sangue:
Realização de cultura seminal:
Realização de PCR para COVID 19 a cada 15 dias conforme nota técnica da Anvisa.
Teste Genético de Portador (CGT Bank): o painel genético de portadores mais recomendado para Bancos de Sêmen, podendo estudar mais de 3,800 variantes relacionadas às 75 doenças autossômica recessivas mais comuns com uma simples amostra biológica do doador. Ele é utilizado para identificar se o doador é um portador de mutações genéticas de herança autossômica recessiva que poderiam ser transmitidas a seus filhos e manifestar as doenças genéticas caso a receptora seja portadora de alterações no mesmo gene. Apesar de os portadores serem pessoas saudáveis, se o doador de sêmen e a receptora possuírem a mesma mutação genética, a probabilidade de gerarem uma criança afetada é de 25%.
Estamos testando toda a nossa base de doadores para permitir essas avaliações e cruzamento de informações genéticas.

*O doador recebe uma avaliação com todos os resultados detalhados.

ETAPA 2

As amostras de sêmen doadas são isoladas e mantidas em quarentena aguardando a repetição dos exames sorológicos para serem liberadas. Continuamos testando os doadores a cada 6 meses com exames sorológicos e cultura seminal enquanto eles estiverem no Programa de Doação de Sêmen.

ETAPA 3

Liberação das amostras de sêmen da quarentena e atualização do catálogo de doadores no site.

Com todas as etapas acima concluídas, as amostras de sêmen do doador são disponibilizadas no buscador online do Pro-Seed. As amostras são criopreservadas em containers de nitrogênio líquido à temperatura de -196ºC, onde podem permanecer por mais de 40 anos.

Mapeamento Genético CGT

Aumentando suas chances de conceber um bebê saudável – considere fazer o seu!
Testamos nossos doadores extensivamente para aumentar suas chances de ter um bebê saudável. Mas, como futura mãe, seus genes também desempenham um papel importante para que esse sonho se realize.
Através da nossa parceria com a Igenomix Brasil, realizamos o teste de mapeamento genético das 75 doenças genéticas mais comuns em nossos doadores. O CGT é um painel genético de portadores importante para o planejamento familiar visto que ajuda a identificar variantes genéticas que podem aumentar o risco de nascimento de um bebê afetado por uma doença genética autossômica recessiva.
É importante lembrar que somos todos portadores de alguma mutação genética. Ter uma mutação genética não quer dizer que sejamos doentes, porém, a combinação e transmissão de variantes nos mesmo genes dos pais podem causar a manifestação da doença em seus filhos.
Para entender os resultados dos testes dos doadores e buscar auxílio na tomada de decisões antes de tratamentos de reprodução assistida, as clientes do Pro-Seed têm acesso facilitado ao aconselhamento genético, uma consulta com um geneticista da Igenomix.
Antes de escolher o seu doador, é importante que as receptoras façam o aconselhamento genético, para tirarem suas dúvidas, entenderem os riscos e tomarem decisões sobre a realização de testes genéticos e a continuidade do tratamento.
Para facilitar o atendimento das nossas clientes, negociamos condições diferenciadas com a Igenomix para o aconselhamento genético, testes necessários e matching com os nossos doadores.

O que devo considerar no planejamento do meu tratamento?

1. Realizar o aconselhamento genético com a Igenomix para avaliar a oportunidade de fazer o teste genético CGT (30 dias);
2. Selecionar o doador de sêmen e realizar o matching genético (1 dia a 1 semana);
3. Reservar e solicitar as amostras com o Pro-Seed pelo menos 2 semanas antes de iniciar o procedimento (FIV/ICSI ou inseminação), pois a logística de entrega na clínica pode levar até 5 dias e a amostra deve estar disponível na clínica 1 semana antes do procedimento;
4. Informar o resultado do tratamento para o Pro-Seed, para podermos monitorar e controlar o número de nascimentos por doador.

Existe um limite de crianças nascidas por doador?

Segundo o Conselho Federal de Medicina e a Agência de Vigilância Sanitária ( Anvisa) um doador não poderá ter mais de duas gestações de crianças de sexos diferentes em uma área de um milhão de habitantes, exceto em casos de gestação em uma mesma família receptora.
O Pro-Seed monitora e acompanha os resultados dos tratamentos de fertilidade realizados com doadores do nosso banco, com a ajuda das clínicas e pacientes, a fim de controlar o nascimento de crianças de um mesmo doador.
Ajude-nos a contabilizar e acompanhar o número de nascimentos por doador!
É importante informar o nascimento para implementarmos esse controle.

PRO-SEED

 em números

0
apenas um em cada dez doadores são aprovados pela nossa triagem
+ 0
crianças nascidas com sêmen de doadores Pro-Seed
+ 0
clínicas parceiras em todo o Brasil
+ 0
doadores disponíveis em nosso buscador online
0
apenas um em cada dez doadores são
aprovados pela nossa triagem
+ 0
crianças nascidas com sêmen de doadores Pro-Seed
+ 0
clínicas parceiras em todo o Brasil
0
doadores disponíveis em nosso buscador online
0
apenas um em cada dez doadores são aprovados pela nossa triagem
+ 0
crianças nascidas com sêmen de doadores Pro-Seed
+ 0
clínicas parceiras em todo o Brasil
0
doadores disponíveis em nosso buscador online

Ajudando na realização de sonhos e construção de famílias há mais de 30 anos.
Conte com o Pro-Seed

Em caso de dúvidas jurídicas sobre qualquer procedimento, o PACIENTE/CLIENTE deverá buscar o aconselhamento competente.