fbpx

Motociclismo pode trazer risco para a fertilidade masculina?

O motociclismo, como esporte ou como meio de transporte, pode afetar a fertilidade masculina!

Estudos mostram que homens que andam de moto regularmente estão mais propensos a terem baixa concentração de espermatozoides e menos espermatozoides móveis, dois parâmetros importantes na avaliação da fertilidade masculina.

Com o aumento do serviço de motoboys, a popularização do uso de motos no dia a dia e expansão da prática de esportes como o motocross e motovelocidade, a relevância desse assunto e cuidados redobrados se tornou imprescindível.

Por isso, elaboramos esse artigo para você, que quer entender os motivos pelos quais os motociclistas devem ficar atentos e aprender formas de driblar a infertilidade.

Você conhece alguém que pode se beneficiar desse conteúdo? Encaminhe esse blog para ele!

Como o motociclismo pode afetar a fertilidade?

Os danos podem ser causados por diversos fatores. O assento da moto costuma pressionar a região do períneo do homem, além do aquecimento do banco causado pelas altas temperaturas e sol escaldante. Esse conjunto de fatores não é saudável para o sistema reprodutor masculino.

Além disso, o equipamento de segurança e vestimentas apertadas, como a calça ou macacão em couro, a falta de ventilação corporal e o calor gerado pelas roupas e proteções também podem ser nocivos à fertilidade.

Por fim, a trepidação do motor e da rua e as eventuais quedas podem causar mini traumas na região dos testículos, o que aumenta o risco de infertilidade e impotência. Esse fator é intensificado em casos de prática de motocross e motovelocidade, onde os impactos e traumas são maiores.

Assim, das suas diversas formas, o motociclismo pode aumentar a probabilidade do motoqueiro de ficar infértil e até mesmo diminuir os níveis de produção de testosterona e de espermatozoides, afetando sua libido e performance sexual.

O risco aumenta para os motociclistas magros e o Câncer de Próstata

Homens magros costumam ter menos tecido adiposo (gorduroso) na região, o que pode aumentar os traumas na próstata devido à pressão e falta de amortecimento do impacto!

O microtrauma, que acontece nas paredes das células da glândula, pode aumentar a liberação de PSA, proteína que a próstata produz. Esse aumento pode mascarar e confundir o resultado de exames de diagnóstico de câncer, fazendo com que testes mostrem que o motociclista pode estar com câncer quando não está.

O que fazer para evitar os riscos e preservar a fertilidade?

Evitar o uso excessivo e frequente da moto pode prevenir os problemas de infertilidade e impotência relacionados ao motociclismo.

É aconselhável que os assentos das motos sejam bem acolchoados e confortáveis, evitando deixá-lo exposto ao sol.

Em casos de viagens mais longas, faça paradas para esticar as pernas e descomprimir a região.

Faça o acompanhamento da sua saúde e da sua fertilidade com um médico urologista, realizando exames preventivos uma vez por ano.

Preserve sua fertilidade através do congelamento de sêmen – leia mais aqui.

O seu futuro pode ser muito mais fértil – só depende de você.

Conte com o Pro-Seed para preservar sua fertilidade!