fbpx

Logística: Um detalhe importante na reprodução assistida

A jornada da amostra de sêmen até chegar na sua clínica, antes do seu tratamento de reprodução assistida, vai muito além do laboratório do Banco de Sêmen e envolve diversos processos importantes para garantir a qualidade e segurança do sêmen.

Antes de tudo, os bastidores e serviços integrados de um Banco de Sêmen contribuem, e muito, para o sucesso do seu tratamento! Por isso, a importância e cuidado com os detalhes fazem parte do dia a dia de quem trabalha com reprodução assistida.

Agora, acompanhe esse blog pois escolhemos falar de um dos pontos que pode passar despercebido, ainda assim tem um papel notável na reprodução assistida e no sucesso do seu tratamento – a Logística.

O transporte de amostras de sêmen deve ser feito por transportadoras especializadas!

Após a importante escolha do doador de sêmen ideal em nosso catálogo de doadores, a clínica e médico responsável farão a solicitação de envio da amostra para início do tratamento.

Esse envio é sensível e requer cuidados quanto ao acondicionamento adequado na embalagem, manutenção da temperatura e rastreabilidade. Sendo assim, o envio de amostras de sêmen só pode ser realizado através de transportadoras habilitadas para transporte de material biológico.

Essas empresas especializadas em transporte biológico possibilitam que a logística seja feita com confiança e segurança, já que fornecem o equipamento, expertise e experiência necessária, além de agilidade no processo de coleta e entrega.

Além disso, todos os processos e materiais utilizados são validados, e cumprem com todas as regulamentações da ANVISA e normas exigidas pelos órgãos regulatórios.

Como é feito o transporte de amostras de sêmen para reprodução assistida?

Acima de tudo, as amostras de sêmen devem permanecer congeladas até o momento de preparação e utilização em seu tratamento. Por isso, a preservação da temperatura é fundamental durante o transporte das amostras até as clínicas de fertilidade.

Atualmente, existem duas formas de transportar amostras de sêmen e o tempo de transporte pode ser um dos critérios de escolha: em gelo seco ou em botijões de transporte com nitrogênio líquido (dry shipper).

Agora, transportes internacionais, como é o caso das amostras importadas do Seattle Sperm Bank e European Sperm Bank, são sempre feitos em “dry shippers”. Os dry shippers são botijões com vapor de nitrogênio líquido a temperaturas cerca de -180oC, podendo armazenar as amostras, sem necessidade de reposição de nitrogênio, por pelo menos 7 dias.

O transporte em gelo seco é bastante utilizado, ainda mais nos envios para clínicas de reprodução assistida dentro do território brasileiro. A embalagem utilizada é uma caixa de isopor com parede dupla para manter o isolamento térmico, onde as amostras de sêmen são posicionadas dentro do gelo seco e a temperatura de aproximadamente -80ºC pode ser mantida por 53 horas.

30 anos de experiência em fornecimento de sêmen, agora com serviço de logística integrada

Pensando no conforto, praticidade e conveniência dos nossos clientes e clínicas parceiras, o Pro-Seed tem parceria com a Biologística, que é a transportadora de material biológico responsável por nosso serviço de logística integrada.

A Biologística tem mais de 25 anos de experiência de mercado, sendo especialista no transporte de material biológico – como é o caso de amostras de sêmen. Com abrangência nacional, sistema de registro e monitoramento de temperaturas e uma equipe de mais de 700 colaboradores, as amostras de sêmen do Pro-Seed podem chegar a sua clínica com segurança em prazos de 8 a 48 horas, dependendo da localidade. Isso tudo com o melhor preço do mercado para os nossos clientes e parceiros.

Conte com o Pro-Seed e a Biologistica para transportar o seu sonho com rapidez, segurança e qualidade, em todo o Brasil.