fbpx

Maternidade tardia é uma das grandes conquistas femininas!

Hoje, mais do que nunca, a mulher é a grande protagonista da sua vida! Com as várias mudanças sociais e culturais trazidas pela modernidade, e foco na realização profissional feminina, a opção pela maternidade tardia vem se tornado cada vez mais comum.

A cada ano a proporção de mulheres que se tornam mães após os 40 anos de idade se destaca. Pesquisas mostram que, nos últimos 20 anos houve um aumento de 49% no número de mulheres que deram à luz com idade acima de 40 anos.

Existem diversos fatores que influenciam a tomada de decisão do adiamento da maternidade, sendo os principais a dedicação à carreira profissional, atenção à estabilidade financeira e a longa procura por um parceiro.

Mas hoje nem o tempo, nem a idade e muito menos um relacionamento estável podem ditar quando as mulheres devem ter filhos. O avanço das técnicas de reprodução assistida e Bancos de Sêmen de Doadores viabilizam a maternidade tardia.

A Reprodução Assistida e o planejamento são seus aliados!

Mulheres que precisam de ajuda para realizarem o sonho de serem mães após os 40 contam com a medicina reprodutiva e o desenvolvimento de técnicas como a inseminação artificial e a fertilização in vitro (FIV) como suporte.

Assim, quando uma mulher busca planejar a sua gravidez tardia, o primeiro passo é encontrar uma clínica de reprodução humana para entendimento do caso, acompanhamento médico e identificação de tratamentos. O planejamento é fundamental para mulheres que só pretende ter filhos com a vida estabilizada, visto que a idade avançada pode trazer restrições e riscos.

Das atitudes preventivas mais recomendadas está o congelamento de óvulos, para preservação da fertilidade feminina e da qualidade dos óvulos próprios a serem utilizados no futuro. Com isso as mulheres encontram no congelamento de óvulos a liberdade para escolher quando serem mães sem a pressão do relógio biológico feminino.

A opção pela maternidade independente

Com a correria e prioridades da vida moderna, muitas mulheres também optam pela maternidade tardia por não terem encontrado um parceiro com quem quisessem construir uma família.

Há 30 anos, o surgimento de Bancos de Sêmen de Doadores, como o Pro-Seed, possibilitou que essas mulheres embarcassem no projeto da maternidade solo. Dessa forma, assim como as mulheres assumiram novo papéis na sociedade e no mercado de trabalho, muitas delas entenderam que o sonho de se tornarem mães não requer obrigatoriamente em se ter um homem ao lado ou um relacionamento estável.

A possibilidade de utilização de sêmen de doador em métodos de fertilização assistida construiu uma nova realidade para mulheres sem parceiros, facilitando a construção de suas famílias independentes.

O papel do Banco de Sêmen na jornada de mulheres que escolheram fazer produção independente

Para casos em que a mulher esteja planejando ter um bebê através de tratamentos de fertilização assistida sem um parceiro, ela deve recorrer a um Banco de Sêmen, como o Pro-Seed, para escolha do seu doador.

Os Bancos de Sêmen são responsáveis pela triagem, coleta, processamento e armazenagem de amostras de sêmen de doadores. Essas amostras são então fornecidas para clínicas de reprodução humana para serem utilizadas em tratamentos de reprodução assistida. Assim, Bancos de Sêmen são verdadeiros parceiros nesse projeto de vida das mães solo.

Além da triagem dos doadores de sêmen para certificar a qualidade das amostras, Bancos de Sêmen oferecem às mulheres a oportunidade de selecionar um doador cuja personalidade ou aparência se assemelha a ela. Visto que todos os doadores foram previamente testados e qualificados, a escolha do doador no catálogo online é baseada em suas características físicas, interesses, histórico familiar, e peculiaridades.

É importante lembrar que de acordo com a regulamentação brasileira, tanto doadores quanto receptoras são protegidos pelo sigilo e anonimato. Portanto, as receptoras não terão acesso a nenhuma informação que possa identificar o doador e os doadores também não têm acesso às informações sobre as crianças nascidas.

Além disso, doadores de sêmen assinam um termo de consentimento renunciando qualquer responsabilidade legal ou direitos paternos às crianças que nascerem através da utilização de seu sêmen.

Nós sabemos do que estamos falando.

O Pro-Seed foi o primeiro e é o maior Banco de Sêmen do Brasil, fornecendo há mais de 30 anos sêmen de doadores para tratamentos de reprodução assistida.

Contamos com o mais diversificado catálogo de doadores do país, e com a representação exclusiva do Seattle Sperm Bank e do European Sperm Bank, realizando importações mensais de sêmen dos maiores e mais reconhecidos Bancos de Sêmen dos Estados Unidos e da Europa.


Ficou com alguma dúvida?