fbpx

Quando consultar um urologista?

Os homens ainda negligenciam os cuidados com a própria saúde. Um estudo revela que 59% dos homens não consultam o médico urologista com regularidade para check-ups e tratamentos preventivos, ainda que reconheçam que esse é o especialista responsável pela saúde do homem.

A resistência dos homens a procurar por assistência médica se dá, dentre outros motivos, pelo tabu e preconceitos de que cuidar da saúde não é “coisa de homem”. A visão do homem infalível, que jamais se dá por vulnerável ou frágil, ainda é muito presente na sociedade e é uma das grandes inimigas do diagnóstico precoce de doenças.

Assim, a falta de conscientização da população masculina sobre a importância das visitas anuais ao médico urologista para realização de exames de rotina faz com que eles sejam mais vulnerais às doenças e tenham um índice maior de mortalidade precoce.

O urologista está para o homem assim como o ginecologista está para a mulher

Sim, e não!

Todo mundo sabe que o urologista é o médico responsável por cuidar dos órgãos reprodutores e da saúde sexual masculina, mas engana-se quem pensa que esse especialista só atende homens. O urologista também trata o sistema urinário, tanto de homens quanto de mulheres! Ou seja, o urologista não trata apenas de homens quando os problemas são na bexiga, uretra e rins.

Ainda assim, as visitas frequentes ao urologista são tão importantes aos homens quanto as consultas de ginecologistas são para as mulheres. Ele é sim considerado o “médico do homem”, que solicita e avalia seus exames de rotina, que entende seus hábitos e histórico médico, podendo inclusive, indicar tratamentos e acompanhamento com outros profissionais. Por isso, é imprescindível que os homens procurem um urologista anualmente mesmo quando não apresentam sintomas ou desconfortos!

A importância das consultas com médico urologista / Consultas anuais com o urologista podem salvar a sua vida

Além de tratar doenças, o acompanhamento regular de um médico urologista pode ajudar a preveni-las. Os exames de rotina solicitados por ele combinados com análises anuais podem identificar precocemente a presença de tumores ou desenvolvimento de doenças que, quando diagnosticados em seu início, podem salvar a sua vida.

Esse é o caso do câncer de próstata, o segundo mais comum no Brasil. A sua detecção precoce é a estratégia adotada mais eficiente para possibilitar uma maior chance de sucesso durante o tratamento. Infelizmente, cerca de 95% dos homens são diagnosticados já em nível avançado, dificultando as chances de cura.

Além disso, parte da função do médico urologista, é diagnosticar e tratar possíveis disfunções sexuais, cuidando e preservando a fertilidade masculina.

Quando consultar um urologista

Diversas pesquisas apontam que a grande maioria dos homens não sabem quando consultar um urologista e muitas vezes, nem o porquê.

É recomendado que a primeira consulta dos homens à um urologista seja no início da puberdade. Nessa fase o médico avaliará o desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos, e orientará sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e vida sexual masculina. O início das consultas desde a puberdade também ajuda a desmistificar a consulta com o urologista, tornando-a um hábito saudável, relacionado aos cuidados com a saúde e manutenção da qualidade de vida sexual.

Entre os 18 e 50 anos, é importante que os homens procurem o urologista para manter a prevenção ou tratamento de DSTs e cânceres como o de testículo e o de próstata. Mas é a partir dos 40 anos que as consultas devem ser anuais.

Além das consultas para check-up, o surgimento de sintomas, ainda que leves, também são motivos para marcar uma consulta, dentre eles:

Não espere até que os sintomas piorem e atrapalhem muito a sua rotina, pois isso pode significar que a doença progrediu para estado avançado, o que diminui suas chances de cura e dificultam os tratamentos.

O Urologista também pode contribuir para a vida sexual masculina

Por fim, mas não menos importante, o urologista desempenha um papel fundamental na qualidade de vida do homem, pois trata da sua saúde sexual. É esse especialista que você deve consultar caso esteja com problemas de desempenho sexual ou esteja sofrendo com ejaculação precoce, disfunção erétil ou impotência.

Além disso o urologista é responsável por avaliar e tratar os fatores que causam infertilidade masculina, como a varicocele, infecções, obstruções e questões hormonais. Para avaliar a fertilidade do homem o urologista conta com exames como o espermograma, fragmentação de DNA espermático e cultura seminal.

Dependendo do caso, o urologista pode indicar o congelamento de sêmen, para preservação da fertilidade masculina. O congelamento de sêmen é uma medida de prevenção, que confere aos homens um backup da sua fertilidade masculina, preservando sua capacidade de se tornar pai no futuro. Em casos de homens que se submeterão a tratamentos médicos e cirurgias que podem afetar sua fertilidade, o congelamento deve ser feito ANTES do início do tratamento ou cirurgia.

Nós sabemos do que estamos falando!

O Pro-Seed é o maior e mais confiável Banco de Sêmen do Brasil, sendo pioneiro na preservação da fertilidade masculina. Há décadas realizamos a avaliação da fertilidade masculina e crio-preservamos o sêmen de homens com profissão de risco, planejamento da paternidade tardia, pré-tratamentos médicos como vasectomia, tratamentos oncológicos e cirurgias de risco.

No Pro-Seed você conta com um ambiente acolhedor, com uma equipe de profissionais especializada e uma infraestrutura completa para realizar o seu congelamento de sêmen.

Além do mais, o congelamento de sêmen é um processo simples, rápido, seguro e acessível.

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Previna-se.

Atenção: As informações existentes neste blog apoiam e não substituem a consulta médica. Procure sempre o profissional adequado para uma avaliação.