Conheça a relação entre Diabetes e Infertilidade Masculina

A diabetes é uma doença crónica que surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente, resultando na diabetes tipo 1, ou quando corpo não a utiliza eficientemente, chamada de diabetes tipo 2. Atualmente, mais de 16 milhões de brasileiros convivem com diabetes e pelo menos de um terço deles não sabem que têm a doença.

Mas, o que a insulina tem a ver com seus espermatozoides e sua fertilidade? É disso que vamos falar a seguir!

Os impactos da diabetes na fertilidade masculina

É sabido que a diabetes está relacionada ao aparecimento de várias doenças, condições e complicações, mas poucos sabem sobre sua associação com a infertilidade.

A diabetes afeta a função sexual de indivíduos diabéticos de diversas formas! Uma das principais é a diminuição da produção de testosterona, que por consequência afeta a libido masculina, prejudica a qualidade dos gametas masculinos e aumenta a probabilidade de disfunção erétil.

Estudos demostraram que a diabetes tem um impacto negativo na maturação, desenvolvimento e funcionalidade dos espermatozoides. Concluiu-se que a doença provoca um envelhecimento prematuro dos espermatozoides devido à elevada concentração de espécies reativas de oxigénio no aparelho reprodutor dos homens diabéticos, favorecendo um aumento do stress oxidativo no entorno dos espermatozoides.

Além disso, a diabetes danifica o material genético do esperma. Homens diabéticos também podem apresentar alta fragmentação de DNA espermático, fator que dificulta a obtenção de uma gravidez saudável. Estas alterações na estrutura do DNA espermático diminuem a capacidade de fecundação do espermatozoide que, caso consiga fecundar, poderá provocar falhas na implantação, abortos, ou o aumento do risco de alterações genéticas transmitidas ao feto.

Por fim, a ejaculação retrograda, que é quando o esperma vai para a bexiga, em vez de sair pela uretra, também pode ser provocada pela diabetes. Isso faz com que exista redução ou ausência de esperma durante o orgasmo.

Tratamentos e Prevenção da Diabetes

É possível controlar a diabetes e diminuir os impactos da doença na sua fertilidade!

Vale lembrar que a diabetes pode ser controlada e que simples mudanças de hábitos no dia a dia, ou seja: alimentação saudável, prática de exercícios físicos, evitar o consumo de cigarros e controlar o peso podem contribuir na reversão de casos mais leves. Além disso, essas dicas também são muito valiosas para evitar a diabetes.

No entanto, em casos em que a diabetes é detectada como a causa da infertilidade, torna-se necessário tratar e controlar a diabetes antes de iniciar um tratamento de fertilidade ou reprodução assistida!

Alternativa de prevenção: Congelamento de Sêmen para homens diabéticos e pré-diabéticos

Nesse sentido, o congelamento de sêmen é uma medida de prevenção, que confere aos homens um backup da sua fertilidade masculina, preservando sua capacidade de se tornar pai no futuro. Esse procedimento simples é indicado em várias situações, inclusive para homens pré-diabéticos e diabéticos para preservar a sua fertilidade.

O Pro-Seed é o maior e mais confiável Banco de Sêmen do Brasil, sendo pioneiro na preservação da fertilidade masculina. Há décadas realizamos a avaliação da fertilidade masculina e crio-preservamos o sêmen de homens com profissão de risco, planejamento da paternidade tardia, com doenças como a diabetes e pré-tratamentos médicos como vasectomia, tratamentos oncológicos e cirurgias de risco.

No Pro-Seed você conta com um ambiente acolhedor, com uma equipe de profissionais especializada e uma infraestrutura completa para realizar o seu congelamento de sêmen.

Além do mais, o congelamento de sêmen é um processo simples, rápido, seguro e acessível.

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Previna-se.

Atenção: As informações existentes neste blog apoiam e não substituem a consulta médica. Procure sempre o profissional adequado para uma avaliação.