Teste de fertilidade masculina de farmácia é eficaz?

Os testes de fertilidade masculina disponíveis em farmácias, têm uma aparência semelhante aos testes de gravidez e também podem ser feitos em casa. Esse produto é composto de um kit que analisa uma amostra de esperma, de maneira simples. O resultado é rápido e em aproximadamente 15 minutos esse teste “caseiro” aponta se a amostra testada tem mais de 15 milhões de espermatozoides por ml, o que seria um indicativo da fertilidade.

A possibilidade de realização do teste em casa, por um valor acessível e sem necessidade de que o homem ou casal se exponham, faz dessa alternativa uma grande tentação. No entanto, o uso exclusivo desse teste para avaliação da fertilidade masculina pode atrapalhar e confundir mais do que ajudar, e nós vamos explicar o porquê.

As limitações do teste de fertilidade masculina vendido na farmácia

Embora o produto comercializado no Brasil seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que as marcas fabricantes atestem eficácia superior a 98%, não há evidências de sua validade isolada. A única finalidade do teste “caseiro” é verificar se a quantidade de espermatozoides na amostra de sêmen está acima ou abaixo do parâmetro estabelecido de 15 milhões por ml.

Porém, é importante que o homem e casal saibam que este não é o único indicador de fertilidade masculina e que, por isso, mesmo que o resultado obtido seja positivo, não significa que ele realmente possa gerar filhos.

Diversas condições podem interferir e impactar a fertilidade masculina

A avaliação da fertilidade masculina envolve uma análise muito mais ampla do que apenas a quantidade de espermatozoides. É necessária a investigação de outras características do sêmen e considerar outros fatores que possam estar dificultando a desejada gravidez através de uma consulta com médico urologista e exames mais específicos.

Diversas condições podem interferir e impactar a fertilidade masculina, desde o estado emocional e estilo de vida do homem até o consumo de álcool e prática de tabagismo. Por isso, ainda que o exame caseiro ajude a detectar a concentração de espermatozoides, ele não abrange ou aponta outras alterações e possíveis causas de infertilidade.

Como avaliar a fertilidade masculina corretamente

Existem diversos exames laboratoriais para avaliar a fertilidade masculina e a saúde reprodutiva do homem. O espermograma é o principal deles, pelo qual é possível analisar a qualidade além da quantidade de espermatozoides. Nesse exame avalia-se critérios macroscópicos e microscópicos, como volume, concentração, motilidade, vitalidade e morfologia dos espermatozoides, possibilitando a avaliação geral da qualidade do sêmen.

A análise de fertilidade vai além da quantidade

A motilidade, morfologia e vitalidade dos espermatozoides são fatores de extrema importância para a determinação da fertilidade masculina.

Portanto, o teste de farmácia não é eficaz em determinar a fertilidade masculina, e deve servir somente como um resultado preliminar do que será verificado pelo espermograma pedido pelo médico.

Conte com o Pro-Seed para te ajudar na avaliação da sua fertilidade!

O Pro-Seed é o maior e mais confiável Banco de Sêmen do Brasil, sendo pioneiro na preservação da fertilidade masculina. Atuamos há mais de 30 anos na avaliação da fertilidade masculina, realizando exames como o espermograma para milhares de homens.

Para avaliar a fertilidade masculina, o Pro-Seed oferece os exames de espermograma, fragmentação de DNA espermático e cultura seminal (espermocultura), que são os principais testes para investigar a saúde reprodutiva do homem.

Contamos com um ambiente acolhedor, com uma equipe de profissionais especializada e uma infraestrutura completa. Possuímos salas de coleta equipadas com recursos audiovisuais, como TV, vídeos e revistas, para facilitar a sua coleta, além de um sofá e banheiro privativo para seu maior conforto e privacidade.

Conte com a credibilidade e profissionalismo do maior Banco de Sêmen do Brasil!

Agende seus exames com o Pro-Seed