fbpx

Quando indicar congelamento de sêmen para o seu paciente?

Existem diversas razões para recomendar o congelamento de sêmen ao seu paciente. De uma forma geral, o processo de criopreservação e armazenamento de sêmen é indicado para homens que farão algum tratamento ou cirurgia, se submeterão a situações de risco, e outros fatores que possam comprometer a fertilidade masculina. O congelamento também é recomendado para jovens, para preservar a capacidade fértil em seu ápice, devido a queda natural da fertilidade com a idade.

Indicar o congelamento de sêmen ao seu paciente antes do tratamento é um ato de responsabilidade, que deve ser feito ao analisar os riscos de cada procedimento. É dever do profissional da saúde orientar seu paciente quanto a preservação de sua fertilidade e indicar alternativas para driblar a infertilidade no futuro.

Ao orientá-lo sobre os riscos e se preocupar com a saúde fértil dele, você ainda transmite confiança e segurança ao seu paciente, que está passando por um momento de difíceis decisões.

É importante lembrar que o congelamento de sêmen deve ser feito e indicado pré-tratamento, afinal, é uma medida de prevenção.

Em quais casos indicar o congelamento de sêmen?

● Pré-quimioterapia Estudos indicam que após a quimioterapia, homens podem ficar azoospérmicos, isto é, com ausência de espermatozoides no sêmen, e apenas alguns recuperam a fertilidade após 02 ou 03 anos.

Mesmo em casos em que o homem consegue novamente ser fértil, a qualidade do seu sêmen pode não ser suficiente para engravidar sua companheira. Nesse cenário, o casal deverá recorrer a um banco de sêmen para escolher uma amostra a fim de realizar tratamentos de reprodução assistida. A área da oncofertilidade tem diversos insights que podem ajudar na preservação da fertilidade de pacientes com câncer.

● Pré-radioterapia Após o tratamento, alguns homens podem apresentar o quadro de azoospermia, por cerca de 02 a 05 anos.

● Pré-cirurgia de testículos e próstata Como intervenções cirúrgicas representam algum risco, a criopreservação deve ser indicada nesses casos por prevenção também. O congelamento deve ser realizado antes da cirurgia.

● Pré-vasectomia Apesar de ser reversível, existe a possibilidade de infertilidade após a reversão do procedimento. Há casos em que o paciente deseja manter a vasectomia, mas gostaria de preservar sua fertilidade para planos futuros.

● Tratamento contra infecções virais Infecções virais relacionadas ao sistema reprodutor masculino podem resultar em infertilidade. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) como gonorreia e clamídia, além de doenças como caxumba, podem impactar diretamente na produção de espermatozoides.

● Baixa concentração de espermatozoides Detectada por meio do exame chamado espermograma, a baixa concentração de espermatozoides pode se intensificar com o decorrer do tempo, diminuindo ainda mais as chances de gravidez com o uso do sêmen desse paciente. Nesse caso, quanto antes o paciente criopreservar seu sêmen, melhor.

● Casos de varicocele Em média, cerca de 40% dos casos de infertilidade masculina são causados pela varicocele, uma doença que provoca a dilatação das veias, ocasionando na drenagem do sangue dos testículos. Ela ocorre devido a uma disfunção no sistema circulatório, resultando no aumento de temperatura dos testículos, causando a diminuição do saco escrotal, comprometendo a qualidade do sêmen.

● Profissão de risco, mergulhadores e atletas de alta performance Exposição a toxinas, radiação ionizante, agrotóxicos, metais pesados, mudanças drásticas na pressão atmosférica, alterações de temperatura e calor excessivo por um longo período de tempo, podem comprometer a qualidade seminal. Além disso, estresse e ocupações que exigem muito esforço físico ou impacto também aumentam o risco de infertilidade no futuro.

Além dessas, existem muitas outras razões para a indicação de criopreservação de sêmen como: disfunção erétil, doenças degenerativas, ausência prolongada do parceiro, antes do tratamento de fertilização assistida e também, para homens jovens com o intuito de preservar a capacidade fértil em seu ápice.

Somos pioneiros na preservação da fertilidade masculina!

O Pro-Seed é o maior e mais completo Banco de Sêmen do Brasil. Atuamos há mais de 30 anos na preservação da fertilidade masculina, ajudando na realização do sonho de pessoas que buscam formar uma família.

Oferecemos a melhor experiência aos nossos pacientes, com uma equipe especializada e estrutura necessária. Tudo isso para a privacidade, conforto e segurança do seu paciente!

Conte com o Pro-Seed para ajudar a preservar a fertilidade masculina! O futuro do seu paciente pode ser muito fértil e só depende de você!

Conheça o serviço de congelamento de sêmen do Pro-Seed e encaminhe seu paciente!