fbpx

Novembro Azul: vamos tocar nesse assunto?

Novembro Azul 2021
Novembro Azul 2021
O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens, no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há uma estimativa de 65.840 novos casos por ano, número que representa 29,2% dos tumores incidentes entre os homens. De acordo com a Agência Brasília, a cada 38 minutos um homem morre vítima do câncer de próstata no país, o que aumenta a necessidade de tocarmos nesse assunto que ainda é um tabu.

Mas você sabe o que é o câncer de próstata, como diagnosticá-lo e quais os seus sintomas? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O momento de tocar nesse assunto é agora!

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula presente apenas nos homens, que fica abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal responsável por ligar a bexiga ao orifício externo do pênis. A próstata não é responsável pela ereção, sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, nutrindo e protegendo os espermatozoides. Normalmente, a próstata cresce de forma lenta, levando 15 anos para atingir o tamanho de 1 cm³. No entanto, em alguns casos, o crescimento pode acontecer de forma acelerada, e se espalhar para outros órgãos do corpo, levando à morte.

Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, com a taxa de mortalidade aumentando consideravelmente após os 50 anos. Isso, porém, não significa que homens abaixo dessa faixa etária não precisam de cuidados em relação à doença, afinal, a detecção precoce é a estratégia adotada mais eficiente para possibilitar uma maior chance de sucesso durante o tratamento. Cerca de 95% dos homens são diagnosticados já em nível avançado, dificultando as chances de cura.

Muitos fatores podem contribuir diretamente para o aumento dos riscos. O histórico familiar, por exemplo, merece uma atenção especial. Homens cujo pai, irmão ou avô tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco, considerando os fatores hereditários, hábitos alimentares e estilo de vida das famílias. Outro ponto importante a ser destacado é a questão da gordura corporal que, se existir de forma excessiva, aumenta o risco de câncer de próstata avançado. Exposições a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, entre outros também estão associadas à doença.

Os sinais e os sintomas podem aparecer de formas diferentes, dependendo do caso. Por se tratar de uma evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma e, quando apresentam, os sinais surgem de forma mais sutil e com extremos, como dificuldade de urinar ou vontade excessiva de urinar durante o dia, ou à noite. Em um estágio mais avançado, o homem pode apresentar dor óssea, insuficiência renal e infecção generalizada.

O diagnóstico é feito por um médico urologista, através do exame de toque retal, que permite avaliar alterações da glândula, como diferenças de tamanho, endurecimento e presença de nódulos suspeitos, ou do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. A biópsia prostática por via transretal ou transperineal também pode ser solicitada para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata.

Mas você sabe o que é o câncer de próstata, como diagnosticá-lo e quais os seus sintomas? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Visitas anuais ao urologista evitam que o homem seja surpreendido com um diagnóstico de câncer de próstata avançado.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual do paciente, estágio da doença e estilo de vida. Em casos onde o câncer está localizado apenas na próstata, ele pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante. Em níveis mais avançados, onde o câncer se espalhou para outros órgãos, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal são utilizados. A quimioterapia não é um tratamento padrão para o câncer de próstata inicial, porém é usada se a doença está disseminada e a terapia hormonal não está respondendo. Pesquisas recentes mostraram que a quimioterapia pode ser eficaz se administrada junto com a hormonioterapia.

Por que o homem diagnosticado com câncer de próstata deve procurar o Pro-Seed?

Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia para combater o câncer de próstata podem levar a infertilidade masculina, pois impactam diretamente na produção de espermatozoides, devido à radiação liberada pelos tratamentos. Existe a possibilidade também do homem produzir sêmen em menor quantidade e, em alguns casos, até nenhum, visto que os canais podem ser bloqueados pelo processo de fibrose.

Por isso, é imprescindível que antes de realizar os procedimentos e tratamentos de câncer, o homem preserve sua fertilidade por meio do congelamento de sêmen, ou criopreservação do sêmen. O congelamento de sêmen é uma medida de prevenção, que confere aos homens um backup da sua fertilidade masculina, preservando sua capacidade de se tornar pai no futuro. Em casos de homens que se submeterão a tratamentos médicos e cirurgias que podem afetar sua fertilidade, o congelamento deve ser feito ANTES do início do tratamento ou cirurgia.

Além do mais, o congelamento de sêmen é um processo simples, rápido, seguro e acessível.

O Pro-Seed é o maior e mais confiável Banco de Sêmen do Brasil, sendo pioneiro na preservação da fertilidade masculina. No Pro-Seed você conta com um ambiente acolhedor, com uma equipe de profissionais especializada e uma infraestrutura completa para realizar o seu congelamento de sêmen.

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Previna-se.

Atenção: As informações existentes neste blog apoiam e não substituem a consulta médica. Procure sempre o profissional adequado para uma avaliação.