fbpx

Vasectomia: o que fazer ANTES do procedimento?

Está pensando em fazer vasectomia? Então leia esse artigo antes de tomar qualquer decisão.

A vasectomia é um procedimento cada vez mais popular para o planejamento familiar. É um método de esterilização procurado por homens que não querem mais ter filhos.

É realizada por meio de cirurgia, onde o urologista interrompe definitivamente o ducto deferente, canal que leva os espermatozoides dos testículos para a uretra. O homem continua a ejacular, mas sem os espermatozoides, deixando-o incapaz de ter filhos.

Porém, decisões mudam e a vontade de ter mais filhos pode surgir novamente. Por conta de um novo momento de vida, muitos homens se arrependem do procedimento e procuram revertê-lo.

Apesar de ser considerado um procedimento reversível, a cirurgia de reversão é complicada e com baixa taxa de sucesso. O potencial de fertilidade do homem diminui proporcionalmente ao tempo que ele passe vasectomizado. Dessa forma, muitos homens acabam se arrependendo da decisão tomada e das consequências da operação.

Por esse motivo, é importante pensar e tomar algumas precauções para não se arrepender da vasectomia. Uma delas é o backup da fertilidade por meio do congelamento de sêmen antes de realizar a vasectomia

Como funciona o congelamento de sêmen?

O congelamento de sêmen é um método muito eficaz para preservar a fertilidade masculina ANTES de realizar qualquer intervenção cirúrgica ou, até mesmo, algum tratamento que possa comprometer a fertilidade do homem, como a quimioterapia, por exemplo. O congelamento de sêmen é um processo simples, rápido, seguro e acessível.

Considerado como um backup, o procedimento consiste em congelar amostras do sêmen para uso posterior próprio, mantendo a fertilidade preservada para o futuro. Assim, homens que se submetem a vasectomia ainda podem ter filhos caso desejem, caso tenham criopreservado seu sêmen antes da cirurgia.

Para congelar sêmen, é recomendado que o homem converse com o seu médico sobre os riscos de infertilidade e, orientado por ele, procure um banco de sêmen seguro e profissional para coletar e criopreservar as amostras.

Como o Pro-Seed pode te ajudar?

O Pro-Seed é pioneiro na preservação da fertilidade masculina há mais de 30 anos e conta com a experiência e dedicação de profissionais renomados na área de reprodução humana. Contamos com um ambiente acolhedor e infraestrutura completa com salas de coleta equipadas com recursos audiovisuais, além de um sofá e banheiro privativo. Tudo para seu maior conforto e privacidade.

Para armazenar seu sêmen em nosso banco, basta agendar sua coleta e apresentar os exames necessários. Recomendamos abstinência sexual e de masturbação de 3 a 7 dias para cada coleta. Sugerimos 3 coletas, sempre que possível. Em casos urgentes, é possível fazer uma coleta de sêmen sem abstinência sexual e de masturbação.

Aqui, as amostras ficam criopreservadas em containers de nitrogênio líquido na temperatura de -196°C. As amostras podem permanecer por mais de 40 anos, podendo ser utilizadas somente pelo paciente assim que desejar ou precisar.

Viu como é importante, além de simples e rápido, manter sua fertilidade preservada? Então já sabe: ANTES de qualquer procedimento ou tratamento que comprometa sua fertilidade, faça o seu backup com o Pro-Seed.